Sobre...
Arquivo
Pages
Popular Posts
-
Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais. Segundo Alexoupolos, a reprodução assexuad...
-
A CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS A classificação dos fungos não tem consenso entre os biólogos. Alguns cientistas ainda consideram os fungo...
-
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos (Os fungos saprófagos são responsáveis por grande p...
-
Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. A palavra pteri...
-
As gimnospermas são plantas terrestres que estão principalmente em zonas temperadas (frias), ocorrendo em pequeno número em climas tropica...
-
[Foto de : Bióloga Simone Rosa, Professora no Colégio Pré-universitario Paudarquense Juscelino K.de Oliveira, Fungo do Filo Basidiomyc...
Estudos Biologicos
- Portal Biologia
- Pau-D'arco, TO, Brazil
- Portal Biologia é um blog criado pelos estudantes da 2º serie "A" do ensino médio do Colégio Pré-Universitário Paudarquense Juscelino Kubitscheck de Oliveira,abordando diferenciados temas no ramo da biologia, facilitando tanto as pesquisas dos estudantes do proprio colégio,e dos outros internautas. Todas as informações contidas neste blog são verídicas,e observadas pela biologa Simone Rosa.
Follow us!
About
Blogger templates
Blogroll
Relógio
About
Os ficomicetos são os fungos mais simples, e a maioria deles não forma corpo de frutificação. O nome da classe sugere essa simplicidade, pois "ficomiceto" (do grego phykos, alga, e myketos, fungo) significa "fungo semelhante a uma alga". Muitos ficomicetos aquáticos formam esporos dotados de flagelos, os zoósporos, como também ocorre em certas algas.
Os ascomicetos (do grego askos, odre, saco de couro) formam estruturas reprodutivas em forma de saco, denominadas ascos.
Dentro desses ascos formam-se esporos chamados ascóporos. Em certos ascomicetos, os ascos ficam abrigados em um corpo de frutificação carnoso denominado ascocarpo.
Os basidiomicetos (do grego basis, base)formam estruturas reprodutivas denominadas basídios.O nome deriva do fato de os basídios terem a base presa ao corpo de frutificação e a extremidade livre, onde se alojam quatro esporos, denominados basidiósporos. A maioria dos basidiomicetos forma corpos defrutificação chamados basidiocarpos, popularmente conhecidos como cogumelos.
As gimnospermas são plantas terrestres que estão principalmente em zonas temperadas (frias), ocorrendo em pequeno número em climas tropicais.
Apresentam metagênese pouco nítida na qual o esporófito é o vegetal verde, complexo e duradouro, e o gametófito, um vegetal muito reduzido e dependente do esporófito.
Formam flores e sementes, mas nunca produzem frutos. Daí o nome gimnosperma (gimnos = nu + sperma = semente).
Não dependem de água para a fecundação.
Organização
do esporófito
Os caules pertencem ao tipo tronco, crescem em espessura, por atividade dos meristemas secundários: felogênio e câmbio.
As folhas são reduzidas em forma de escamas; são perenes e adaptadas a ambientes secos (xerófilas). As características xerofíticas dessas plantas são induzidas pelo frio.
Organização dos gametófitos
O gametófito masculino é o saco embrionário ou macroprótalo, contido no interior do óvulo, que forma arquegônios rudimentares e oosferas como gametas femininos.
Estruturas dos órgãos reprodutores e reprodução
Os estróbilos ou inflorescências são unissexuados; as plantas podem ser monóicas (pinheiro europeu) ou dióicas (pinheiro-do-paraná). As flores se reúnem em inflorescências masculinas (estróbilo ou cone macho) e em inflorescências femininas (estróbilo ou cone fêmea), que recebem o nome de pinhas.
Estróbilo macho: consta de um eixo em tomo do qual se inserem os microesporofilos formadores dos microesporângios (sacos polínicos), dentro dos quais encontramos os grãos de pólen (micrósporos). O grão de pólen é pluricelular e tem duas membranas, uma interna (intina) e outra externa (exina). A exina forma expansões cheias de ar (sacos aéreos). No interior do grão de pólen encontramos a célula geratriz, a vegetativa e as células acessórias.
A polinização é realizada exclusivamente pelo vento, fenômeno conhecido por anemofilia.
Formação do grão de pólen.
Importância das gimnospermas
Os
fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos (Os fungos saprófagos são
responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a
reciclagem de nutrientes.), quando obtêm seus alimentos decompondo organismos
mortos; como parasitas,
quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais
se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros
organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida,
existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e
deles se alimentam.